Dica: Correr em grupo- incentivo e segurança

Correr faz bem, tá na moda (moda boa!) e traz muitos benefícios além de saúde para o corpo. Além das corridas de rua e nas esteiras outra modalidade vem ganhando cada vez mais espaço e adeptos, são os grupos de corrida.

Fazer parte de um grupo de corrida vai muito além de seguir planilhas de treinamento e comparecer as atividades definidas. Mais do que o apoio técnico oferecido pelos profissionais, quem busca grupos como esses quer também fazer amizades. Afinal, se relacionar é prática inerente à condição humana.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, doses maiores de endorfina, o hormônio que dá a sensação de bem-estar, são liberadas pelo nosso corpo quando treinamos ou corremos em conjunto com outras pessoas. Portanto ao realizar atividades em grupo, reforçamos um sentimento de carinho, cuidado, afeto e amizade. Esses sentimentos criam uma relação de proteção capaz de fazer a pessoa relaxar e curtir o momento mais do que se ela fizesse o exercício sozinho.

Muitas academias e personal trainners têm aderido à essa prática e motivados seus alunos a participarem. Os treinos acontecem ao ar livre em parques, praias (areia ou calçadão) e onde mais tiver piso apropriado e claro, segurança para os corredores. A rede de academias TopFit em Recife possui grupos de corrida em várias de suas unidades que acontecem duas vezes por semana e alguns aulões nos fins de semana com a participação de todos os grupos promovendo ainda mais a interação de alunos e professores.

Muitas amizades se formam nesses grupos que passam a praticar outras atividades em conjunto como saídas, festinhas e reuniões sociais. Magno Alves, empresário, 35 anos, optou por correr em grupo porque um serve de estímulo para o outro, tornando o treino muito mais prazeroso. “Em grupo conseguimos ultrapassar nossas metas na corrida, pois tem sempre um do grupo que nos faz ir além do que achamos que podemos”

Silvana Barros, assistente executiva, 46 anos, também faz parte de grupos de corrida também vê no incentivo de outros corredores a maior vantagem de correr em grupos. “Por estarmos sempre em grupo, um ajuda na dificuldade do outro e grandes laços de amizade são formados.”

Os grupos de corrida não possuem número máximo de participantes nem restrição quando ao nível de desempenho e a prática feita ao ar livre torna tal pratica esportiva ainda mais atrativa. Nos treinos os professores elaboram treinos específicos para cada grupo de alunos respeitando limitações e objetivos de cada um.

Contudo para fazer parte de um grupo de corrida, não é preciso só vontade de correr, é necessário seguir todas as condutas para a maior segurança e melhor desempenho do praticante são elas: Avaliação Médica, Avaliação Física, Avaliação Postural, Avaliação Nutrição e sempre ter o acompanhamento de um Educador Físico devidamente credenciado ao CREF.

Via: MENSCH

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>